-
Arquitetos: Alejandro D’Acosta
- Área: 3000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: AutoDesk, Can - Cun, Robert McNeel & Associates, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Silêncio é um espaço cerimonial, que compreende seu contexto e celebra o processo ancestral do mezcal.
O edifício foi definido com base na preexistência de uma antiga fábrica mezcal, a Montanha Sagrada como a vista principal, além de ter em conta a relação com o pôr-do-sol. A vista para receber a noite, com as estrelas e a lua, foi especificada como prioridade.
Os vazios são os principais espaços. Eles também existem para conectar a área externa com a interna. Como nas construções pré-hispânicas, esta casa é habitada do lado de fora e as construções formam um labirinto de espaços internos que estão em constante diálogo com o exterior, com a natureza e com a paisagem.
O projeto utiliza materiais locais, mantendo-os aparentes e em seu estado característico. Ela emerge da terra e está integrada ao meio ambiente. É uma arquitetura fechada, nada saiu do edifício sob a forma de lixo e todo material da obra foi reutilizado para alguma outra função.
A Casa Silêncio honra as tradições, é arquitetura emocional que evoca a sensibilidade e a descoberta. Um mosteiro contemporâneo, um espaço imersivo onde a bebida é feita e experimentada, convidando você a se reconciliar com suas origens enquanto habita este lugar sagrado.